A VOZ DO ESTUDANTE SOBRE A PREPARAÇÃO PARA A PROVA BRASIL

Autores

  • Rosane Cristina Torres Kath Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Osmar de Souza Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11976

Palavras-chave:

Prova Brasil, Simulados, Estudantes.

Resumo

Este artigo tem por objetivo sinalizar aspectos referentes ao preparo para a Prova Brasil de Língua Portuguesa, a partir das vozes de estudantes de 5º ano. Nesse sentido, busca ampliar a discussão em torno desta avaliação externa e de âmbito nacional, tomando a perspectiva do estudante avaliado para visualizar efeitos decorrentes da Prova Brasil de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula. O instrumento utilizado para gerar os dados foi a entrevista coletiva, realizada com seis estudantes de 5º ano de uma escola pública estadual do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos sinalizam que a Prova Brasil requer não apenas conteúdo, mas implica outras questões, como: modo de agir, de se portar, de compreender, à parte do que geralmente é trabalhado na escola. Nesse sentido, os sujeitos indicam que há uma preparação para este evento e destacam o simulado para auxiliar nessa questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Cristina Torres Kath, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Educação pelo PPGE FURB; Departamento e área da Educação; Vinculada ao projeto de pesquisa: Avaliações em larga escala no Brasil.

Osmar de Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor Colaborador do PPGE FURB; Departamento e área da Educação; Coordenador do projeto de pesquisa: Avaliações em larga escala no Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Kath, R. C. T., & Souza, O. de. (2019). A VOZ DO ESTUDANTE SOBRE A PREPARAÇÃO PARA A PROVA BRASIL. Reflexão E Ação, 27(1), 102-118. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11976

Edição

Seção

Artigos do Fluxo