ATIVIDADE CONSCIENTE DO SER HUMANO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos Universidade Estadual Paulista/UNESP e Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988

Palavras-chave:

Atividade consciente, Psiquismo humano, Psicologia histórico-cultural.

Resumo

Este artigo versa sobre o conceito de atividade consciente do ser humano como um tema para discussão dos fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Para tanto, apresenta três categorias de análise, quais sejam: a atividade consciente e as necessidades histórico-culturais; a atividade consciente e a mediação cultural e; a atividade consciente e a apropriação da experiência do gênero humano. O artigo conclui que a consciência é um atributo do psiquismo humano engendrado pela complexidade da atividade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Estadual Paulista/UNESP e Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE

Possui graduação em Psicologia pela FEA/Araçatuba, Mestrado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, com bolsa da CAPES. Pesquisador no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o título: Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Araraquara e no Grupo de Pesquisa GEDHEE - Grupo de Estudos em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar - Pedagogia Histórico-crítica e Psicologia Histórico-cultural, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é professor e supervisor de estágio em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia do Esporte (curso de psicologia da UNOESTE/Presidente Prudente) e professor de Psicologia da Educação (curso de Pedagogia da FATEB - 1° lugar no Concurso Público da Fundação Municipal de Ensino de Birigui. Edital nº 02/2013). Com base nos referenciais teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, realiza pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Adolescência; A Relação entre Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico; Processos Psicológicos Básicos e Personalidade. Autor de artigos e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Anjos, R. E. dos. (2019). ATIVIDADE CONSCIENTE DO SER HUMANO: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Reflexão E Ação, 27(1), 19-33. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988

Edição

Seção

Artigos do Fluxo