CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DO TRABALHO PARA O CAMPO TRABALHO E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12160

Palavras-chave:

Trabalho e educação, Psicologia do Trabalho, Organização do trabalho, Relações de trabalho, Psicologia positiva.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar as possibilidades de contribuição da Psicologia do Trabalho para o campo Trabalho e Educação, tendo como apoio revisão de literatura que contempla especialmente autores espanhóis. O estudo se justifica pela crescente importância dos fenômenos psicossociais relativos às organizações e relações de trabalho e pelas mútuas contribuições para a investigação científica que resultariam de uma melhor aproximação entre esses campos de conhecimento. Para o alcance dos objetivos, discorremos também sobre a presença da Psicologia do Trabalho nas pesquisas e publicações em Trabalho e Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Graduado em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidad Autónoma de Barcelona (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, fazendo parte, nessa última, da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado e doutorado em Educação. Os projetos de pesquisa em curso centram-se nas áreas de educação e trabalho, educação e saúde e educação de jovens e adultos e trabalho docente, na perspectiva do materialismo histórico e da teoria crítica.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

Viegas, M. F. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DO TRABALHO PARA O CAMPO TRABALHO E EDUCAÇÃO. Reflexão E Ação, 26(3), 165-180. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12160