Ensinando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café

Autores

  • Patricia da Graça Rocha Franzoni UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Romildo Pereira Cruz UNIVATES - UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES - UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.12191

Palavras-chave:

Ensino, Problematização, Arco de Maguerez, World Café.

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar as vantagens de ensinar a metodologia da problematização a partir da estratégia World Café com o objetivo de solucionar problemas do cotidiano e contribuir na formação docente. A estratégia foi desenvolvida com alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Pode-se inferir que a atividade realizada foi produtiva, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados a buscarem problemas em seu cotidiano e sentiram-se corresponsáveis pela própria aprendizagem das cinco etapas do Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia da Graça Rocha Franzoni, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Graduada em Ciências Econômicas (FURG), Mestra em Economia (UFPB/João Pessoa), Professora Adjunta II (Economia/FURG – patriciafranzoni@furg.br – Rua José Dias Júnior, 231, Cassino, Rio Grande, RS, CEP: 96205-310), Discente no Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Ensino (UNIVATES) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES).

Romildo Pereira Cruz, UNIVATES - UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

Graduado em Matemática (UFAM), Especialista em Ensino de Matemática (UFAM), Mestre em Ensino (UNIVATES), Professor Auxiliar (UEA – romildo.cruz@universo.univates.br – Rua Avelini Talini, 171, Setor A, Prédio 2, Sala 121, Bairro Universitário, Lajeado/RS, CEP: 95914-014), Discente no Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Ensino (UNIVATES) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES).

Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES - UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

Graduada em Matemática e Ciências (FECLAT), Especialista em Educação Matemática (UNISC), Mestrado em Matemática (UFRGS), Doutora em Educação (UNISINOS), Professora da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado em Ciências Exatas – UNIVATES – mtquartieri@univates.br – Rua Avelini Talini, 171, Setor A, Prédio 2, Sala 121, Bairro Universitário, Lajeado/RS, CEP: 95914-014), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2).

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Franzoni, P. da G. R., Cruz, R. P., & Quartieri, M. T. (2019). Ensinando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café. Reflexão E Ação, 27(3), 191-207. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.12191