Ensinando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.12191Palavras-chave:
Ensino, Problematização, Arco de Maguerez, World Café.Resumo
Este artigo propõe-se a investigar as vantagens de ensinar a metodologia da problematização a partir da estratégia World Café com o objetivo de solucionar problemas do cotidiano e contribuir na formação docente. A estratégia foi desenvolvida com alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Pode-se inferir que a atividade realizada foi produtiva, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados a buscarem problemas em seu cotidiano e sentiram-se corresponsáveis pela própria aprendizagem das cinco etapas do Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.