O processo de inclusão enquanto política para a educação profissional brasileira

Autores

  • Beatris Gattermann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/RS
  • Leandra Boer Possa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12393

Palavras-chave:

Inclusão, Governamentalidade, Política Educacional.

Resumo

Este trabalho problematiza e contextualiza os discursos que movimentam a reforma da educação profissional no Brasil, as políticas de inclusão de jovens na educação profissional de nível médio e as estratégicas de permanência e aprendizagem que estão produzindo outros modos de dizer sobre o estudante em situação de não aprendizagem. O artigo toma como referência o espaço educativo de um Instituto Federal de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e como grade de análise as práticas de governamento, a noção de norma e de curva de normalidade, presentes nos estudos de Michel Foucault e de alguns de seus estudiosos.

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Biografia do Autor

Beatris Gattermann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/RS

Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto - RS. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, com Estágio Pós-Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada/bolsa CAPES. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Gattermann, B., & Possa, L. B. (2021). O processo de inclusão enquanto política para a educação profissional brasileira. Reflexão E Ação, 29(1), 169-186. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12393

Edição

Seção

Artigos do Fluxo