TEORIA DA COMPLEXIDADE E RACIONALIDADE JURÍDICA CONTEMPORÂNEA: (RE)PENSANDO A COMPLEXIDADE DOS CONFLITOS

Autores

  • Celso José Martinazzo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ http://orcid.org/0000-0001-9995-8224
  • Fernanda Serrer Scherer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12403

Palavras-chave:

Racionalidade jurídica, Modernidade, Complexidade, Conflitos.

Resumo

O presente trabalho busca verificar as contribuições da Teoria da Complexidade na releitura do conflito e do modo como a racionalidade jurídica moderna tem legado ao Direito e à formação jurídica o papel de redutor das complexidades conflitivas. Parte da constatação de que a racionalidade jurídica moderna tem transformado divergências de interesses em permutas frias de argumentos em meio a procedimentos judiciais lineares e simplificadores. Em seguida, verifica as contribuições da Teoria da Complexidade para um novo olhar acerca dos conflitos, descortinando sua parcela caótica produtora de novas possibilidades de vida e convivência. Por fim, ancorado no pensamento complexo, tributa ao resgate da sensibilidade a chave para religar o ser humano a sua humanidade concebendo novos modos para o tratamento dos conflitos intersubjetivos a partir de uma relação dialógica que aproxime o valor da cultura das humanidades com as culturas tecnocientíficas em uma perspectiva reflexiva e humanizadora.

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Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Professor titular na Unijuí/RS. Licenciado em Filosofia e Pedagogia e especialização em Orientação Educacional. Mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (UFRGS). Pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Uminho/Portugal. Membro do Banco de Avaliadores do Sinaes/Inep. Atua no Departamento de Humanidades e Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Integra o grupo de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação, com subprojeto: complexidade e educação escolar. Autor dos livros A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária (2002) e Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia (2005). Autor de capítulos e organizador dos livros: Teoria da complexidade e educação: conexões e confluências (2007); Estágio de docência na graduação: o desafio da formação de professores (2008); Educação escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo (2009); A complexidade e a pluralidade do conhecimento (2013); O Curso de Pedagogia da Unijuí e suas interfaces (2015); A educação escolar em um mundo complexo e multicultural (2016) e Complexidade e Educação em diálogo (2016), pela Editora Unijuí/Ijuí. Endereço: Unijuí - Campus Santa Rosa, RS 344, km. 39. Cep: 98.900-000, Santa Rosa/RS. Email: martinazzo@unijui.edu.br. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4786467654675694. Orcid - https://orcid.org/0000-0001-9995-8224 Fones: 55.3512.3624/999717168 E-mail: martinazzo@unijui.edu.br

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

Martinazzo, C. J., Scherer, F. S., & Silva, S. P. da. (2018). TEORIA DA COMPLEXIDADE E RACIONALIDADE JURÍDICA CONTEMPORÂNEA: (RE)PENSANDO A COMPLEXIDADE DOS CONFLITOS. Reflexão E Ação, 26(3), 91-105. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12403

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC