DIÁLOGO ENTRE MARXISMO E ERGOLOGIA: ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO TRABALHO À LUZ DO CONCEITO DE ATIVIDADE

Autores

  • Deise de Souza Dias Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Jurandir Soares da Silva IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Mariana Veríssimo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12495

Palavras-chave:

Ergologia, Trabalho, Marxismo, Atividade, Ergoengajamento.

Resumo

A partir dos resultados de investigações já realizadas pelo Grupo de Pesquisa Garimpo da Atividade de Trabalho, este artigo propõe uma retomada do diálogo estabelecido entre conceitos marxistas e ergológicos, em torno do trabalho, realizado no âmbito da incorporação da abordagem ergológica no Brasil. São destacados os conceitos marxistas e ergológicos que especificam o trabalho e os diálogos, avanços e limites estabelecidos entre eles. Objetiva-se identificar as repercussões dessas articulações quando se trata de conhecer e intervir no trabalho para transformá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise de Souza Dias, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Concluiu Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Membro da Sociedade Internacional de Ergologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Políticas Públicas para Educação atuando nos seguintes temas: ergologia, produção de saberes no trabalho, trabalho docente, gestão da educação básica, políticas públicas para educação.

Jurandir Soares da Silva, IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pedagogo, Mestre em Educação/Ergologia. Professor nas licenciaturas e Pós-graduação lato sensu (docencia do Ensino Superior)

Mariana Veríssimo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Departamento de Educação Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Colaboradora do PROMESTRE/FAE-UFMG.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

de Souza Dias, D., Soares da Silva, J., & Veríssimo, M. (2018). DIÁLOGO ENTRE MARXISMO E ERGOLOGIA: ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO TRABALHO À LUZ DO CONCEITO DE ATIVIDADE. Reflexão E Ação, 26(3), 22-33. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12495

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC