O Projeto Político-Pedagógico – considerações acerca da gestão para a autonomia da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12513

Palavras-chave:

PPP, Gestão Educacional, Autonomia, Secretaria Municipal de Educação, Escola.

Resumo

O projeto político-pedagógico (PPP) nos é objeto neste artigo, no sentido de procurar sua contribuição à gestão educacional. A investigação realizada baliza-se sobre os pressupostos da pesquisa participativa e da abordagem qualitativa, por meio da análise dos documentos e de entrevistas com as equipes gestoras de três escolas municipais em que discute alguns meandros entre as mesmas e uma Secretaria Municipal de Educação (SMED). A partir disso, concluímos que o PPP potencializa a ideia de uma gestão participativa, quando realizado coletivamente e construído entre os membros das escolas e da SMED.

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Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional - MPGE

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Costa, D. M. (2021). O Projeto Político-Pedagógico – considerações acerca da gestão para a autonomia da escola. Reflexão E Ação, 29(1), 218-232. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.12513

Edição

Seção

Artigos do Fluxo