EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ESCUTANDO VOZES SILENCIADAS

Autores

  • Sandra Maders Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito. Professora Adjunto curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
  • Valdo Barcelos Universidade Federal de Santa Maria. Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12542

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Privação de Liberdade, Vozes silenciadas.

Resumo

Este texto tem como temática central a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de Privação de Liberdade. No artigo procedemos a uma reflexão sobre a experiência de educandos de jovens e adultos (alfabetização) oriundos de três instituições prisionais brasileiras. Os apenados se encontram no Regime Semi-aberto de cumprimento de pena. Foram selecionados três diálogos/relatos entre apenados e professores. Percebeu-se que ainda persiste uma visão preconceituosa de parte dos professores em relação a esses educandos; essa visão se estende, inclusive, à relevância e necessidade dessa modalidade de educação, bem como reconhecer a formação de professores como uma estratégia crítica, autocrítica e ressignificação de preconceitos.

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Biografia do Autor

Sandra Maders, Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito. Professora Adjunto curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Doutora e Mestre em Educação/PPGE/UFSM. Pedagoga.

Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria. Professor Titular

Prof. TITULAR - UFSM PhD em Antropofagia Cultural Brasileira Pesq. Prod. 1 - CNPQ Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPHAS - 21 - Cadeira Paulo Freire. Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins. Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT Membro Anistia Internacional BRASIL (1972)

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Maders, S., & Barcelos, V. (2019). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE – ESCUTANDO VOZES SILENCIADAS. Reflexão E Ação, 27(2), 112-129. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12542

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade