A DOCÊNCIA EM “CELAS DE AULA”: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PRISIONAIS

Autores

  • Glauber Cesar Cruz Custodio Universidade Federal de Ouro Preto
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600

Palavras-chave:

Docência em prisão, Educação Física, Escolas prisionais, Educação na prisão, Educação prisional

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Cesar Cruz Custodio, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2018). Possui Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes (2017/2017). Graduado em Educação Física bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). É membro do grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP).

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Pós Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais ( 2010). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto atuando na Graduação e Pós- Graduação. E vice Lider do Grupo de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente (FOPROFI/DEEDU/UFOP), membro do Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC /FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) . Tem experiência na área de Educação desenvolvendo tanto atividades administrativas no ensino superior como atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas e temas: formação inicial e continuada de professores , profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos , avaliação, política e gestão educacional.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Custodio, G. C. C., & Nunes, C. M. F. (2019). A DOCÊNCIA EM “CELAS DE AULA”: DESAFIOS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PRISIONAIS. Reflexão E Ação, 27(2), 130-147. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade