O PANÓPTISMO E OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO CÁRCERE NA FRONTEIRA

Autores

  • Clayton da Silva Barcelos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB https://orcid.org/0000-0001-9353-3700
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Cinthia Caldeira Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12622

Palavras-chave:

Educação em prisão, Panóptico, Arquitetura prisional, Professoras na prisão.

Resumo

Este artigo parte de estudos realizados no período de 2015 e 2017 e teve como propósito, a partir do Panóptismo de Bentham (1793), compreender as práticas das professoras que atuam na escolarização de internos do sistema penitenciário. O objetivo foi analisar a arquitetura escolar da prisão de um município fronteiriço e suas implicações pedagógicas. Foi utilizada a etnografia e a análise do discurso das professoras atuantes. Os resultados evidenciam a discrepância quanto ao ambiente de aprendizagem prisional em um mesmo município, bem como os reflexos da docilização que o panóptismo traz aos sujeitos, alunos (as) e professoras, se distanciando muitas vezes de suas finalidades e propósitos.

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Biografia do Autor

Clayton da Silva Barcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista e Bacharel em Direito pela UFMS.

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Cinthia Caldeira Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Servidora da Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul - AGEPEN/MS.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Barcelos, C. da S., Osório, A. C. do N., & Nogueira, C. C. (2019). O PANÓPTISMO E OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DO CÁRCERE NA FRONTEIRA. Reflexão E Ação, 27(2), 35-55. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12622

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade