DOCÊNCIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: O QUE AS NARRATIVAS DE PROFESSORES REVELAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12626

Palavras-chave:

Função docente, Educação de privados de liberdade, Professor e sistema penitenciário, Escola na prisão, EJA no âmbito do sistema penitenciário.

Resumo

Este artigo procura demonstrar as especificidades da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas inseridas em prisões, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP), como uma das assistências necessárias para promover a integração social do apenado. O objetivo foi analisar a função docente a partir de narrativas de professores que lecionam em escolas inseridas no sistema penitenciário. Para isso, foram realizadas entrevistas com docentes de diferentes municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, a análise indicou que o(a) professor(a) procura desempenhar suas atividades pedagógicas, imerso numa constante busca de atribuir novos significados à atividade que desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesilane de Oliveira Maciel José, UNESP/Presidente Prudente Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação pela UNESP/FCT, Mestrado em Educação pela UFMS/MS, Especialização em Direitos Humanos, Sistema Prisional e Execução Penal pela UNIFIL/PR, Especialização em Didática do Ensino Superior pela UNIFIL/PR, Especialização em Gestão Escolar pela UCB/RJ, Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela UCDB/MS (2000), Licenciatura em Pedagogia pelo CESUMAR/PR (2014). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Formação e prática docente no sistema prisional e garantia do direito à educação.

Eli Narciso da Silva Torres, FE/UNICAMP Doutora em Educação

Eli Narciso da Silva Torres é Socióloga e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Servidora do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/MJSP) e Pesquisadora do FOCUS (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade) na FE/UNICAMP. Atua como coordenadora do Observatório da Violência e Sistema Prisional que integra a Linha de Pesquisa: Sociedade, educação e sistema punitivo - CNPq. Tem experiência nas áreas de Execução Penal e Educação com ênfase em Cidadania, Ética, Direitos Humanos e Educação em espaços não escolares. Suas pesquisas focalizam os seguintes temas: Formação de Redes no Congresso Nacional, Execução Penal, Gestão e Políticas para o Sistema Prisional.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

José, G. de O. M., & Torres, E. N. da S. (2019). DOCÊNCIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: O QUE AS NARRATIVAS DE PROFESSORES REVELAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE. Reflexão E Ação, 27(2), 56-76. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12626

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade