CELAS E SALAS: A RECENTE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO (2003-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12632

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Escolarização, Ressocialização.

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar a produção sobre educação escolar nas prisões, no cenário brasileiro. Como metodologia foram mapeadas produções acadêmicas (teses e dissertações) disponíveis nas plataformas da BDTD-IBICT e da CAPES. Dos 258 trabalhos localizados foram selecionados somente 12 para análise, considerando o objetivo da pesquisa. Evidencia-se que apesar de garantias legais a educação escolar no sistema prisional é problemática, ainda que parte dos sujeitos acreditem em seu papel ressocializador. Conclui-se que o tema permanece como objeto a ser pensado e problematizado na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Martins Aragão, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga, mestranda em Educação no PPGEdu/UFGD, na Linha História da Educação, Memória e Sociedade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES)

Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela UFMS (2009). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES) e Grupo de Estudos e Pesquisas nos Referenciais Foucaultianos (GEIARF).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Aragão, A. M., & Ziliani, R. de L. M. (2019). CELAS E SALAS: A RECENTE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO (2003-2017). Reflexão E Ação, 27(2), 148-165. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12632

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade