DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DE VYGOTSKY

Adriane Cenci, Fabiane Adela Tonetto Costas

Resumo


Procuramos ao longo do texto refletir acerca das dificuldades de aprendizagem a partir da Teoria Sócio-Histórica, traçando paralelos entre o que tem se observado nas escolas, o quem vem sendo discutido atualmente sobre dificuldades de aprendizagem e a teoria proposta por Vygotsky no início do século XX. Entendemos que a criança chega à escola carregada das experiências e aprendizagens do seu grupo cultural e que a escola freqüentemente ignora esse conhecimento; então, nesse desencontro surgiria o que se passou a denominar dificuldades de aprendizagem. Não se pode esquecer que a criança é um todo; o aluno é um ser social com cultura, linguagem e valores específicos aos quais se deve estar atento.

Palavras-chave


dificuldades de aprendizagem; Vygotsky; cultura; linguagem; escola

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v18i1.1277

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo