Leitura de Paulo Freire com infâncias: trajetos casas-escola como tema gerador do conhecimento

Autores

  • Márcia Baiersdorf Universidade Federal do Paraná
  • Marília Torales Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12939

Palavras-chave:

Paulo Freire, Infâncias, Cotidiano, Tema Gerador.

Resumo

Esse artigo objetiva denotar a construção de um currículo culturalmente integrado, atento ao modo como as crianças pronunciam sua realidade. Para isso, evoca o universo temático de um grupo de alunos em seus trajetos da casa para uma escola de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os dados selecionados para a análise proveem de pesquisa conduzida com a participação infantil e expressam a relação com o lugar onde moram e estudam. A leitura de Freire (1987) com os dizeres e fotografias das crianças esclarece a experiência sociocultural que perpassa o desvelamento do cotidiano, do qual o tema gerador do conhecimento se anuncia.

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Biografia do Autor

Márcia Baiersdorf, Universidade Federal do Paraná

Professora do Setor de Educação da UFPR, Departamento de Planejamento e Administração Escolar (DEPLAE), Organização do Trabalho Pedagógico.

Marília Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Baiersdorf, M., & Campos, M. T. (2020). Leitura de Paulo Freire com infâncias: trajetos casas-escola como tema gerador do conhecimento. Reflexão E Ação, 28(1), 81-96. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12939

Edição

Seção

Artigos do Fluxo