Contribuições da formação continuada para professores universitários ingressantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13022

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Inserção profissional docente, Docência no ensino superior.

Resumo

Este artigo analisa a formação continuada percebida por professores universitários em seu processo de inserção profissional na perspectiva das contribuições dessa formação para o aprendizado e a superação das dificuldades da docência. As referências envolvem: Vaillant; Marcelo (2012), Romanowski (2007), Marcelo García (1999, 2010), Day (2001) e Zanchet et al. (2014). A metodologia consistiu em abordagem qualitativa com coleta de dados por meio de questionário respondido por 15 (quinze) professores iniciantes. Foi possível inferir que a formação continuada contribui numa perspectiva de instrumentalização docente.

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Biografia do Autor

Priscila Ximenes Souza do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PUCPR; Mestre em Educação – UFPE; Professora do Curso de Pedagogia – PUCPR.

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação – USP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNINTER e PUCPR, Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPQ – 1D.

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Nascimento, P. X. S. do, & Romanowski, J. P. (2020). Contribuições da formação continuada para professores universitários ingressantes. Reflexão E Ação, 28(1), 204-219. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13022

Edição

Seção

Artigos do Fluxo