Gestão escolar e Pertença Profissional: uma análise dos discursos de professores iniciantes

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-9717-1476
  • Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.13058

Palavras-chave:

Trabalho dos professores, Gestão escolar, Pertença profissional.

Resumo

Sistematiza-se a análise dos sentidos dos discursos de seis professoras iniciantes sobre seu trabalho e a gestão escolar na relação com a pertença profissional. Aplicou-se a abordagem analítica dos movimentos de sentido, estudo, entrevistas, adentrando em um contexto, para entendê-lo em suas relações e analisar como se produzem os discursos e os sentidos. Os discursos enfatizaram o esforço coletivo como um dos elementos de relação entre as categorias estudadas e para uma gestão escolar democrática. Há uma necessidade de articulação entre os sujeitos que implica em conhecer e reconhecer o outro e seu trabalho, dialogar e estabelecer parcerias.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM

Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS

Pedagoga, Mestre em Educação PPGE/UFSM, Professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Ferreira, L. S., & Weber Machry Rodrigues, I. D. (2020). Gestão escolar e Pertença Profissional: uma análise dos discursos de professores iniciantes. Reflexão E Ação, 28(2), 251-262. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.13058