O acolhimento como diretriz político-pedagógica na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.13331

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, População em Situação de Rua, Acolhimento.

Resumo

Este artigo apresenta o acolhimento como condição para alcançar o direito à educação na EJA. Analisa a concepção e prática de acolhimento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), localizada em Porto Alegre/RS, que atende população em situação de rua. A pesquisa do tipo estudo de caso, utilizou como metodologia pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevista reflexiva. Paulo Freire, Sérgio Haddad, Moises Romanini e José Carlos Libâneo à fundamentaram. Apresenta as principais diretrizes, orientações pedagógicas e elementos políticoconceituais do acolhimento na EPA.

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Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Departamento de Estudos Especializados Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação

Rio Grande Do Sul

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Bueno Fischer, M. C., & Santos, R. F. dos. (2020). O acolhimento como diretriz político-pedagógica na Educação de Jovens e Adultos. Reflexão E Ação, 28(2), 235-250. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.13331