Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente: miradas para as aulas de história (colégio de aplicação/UFRGS – 1978 - 1986)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13523

Palavras-chave:

Cadernos escolares, Ensino polivalente, Colégio de Aplicação, Arquivos pessoais, Cultura escolar.

Resumo

O artigo investiga seis cadernos de planejamento de uma professora polivalente do Colégio de Aplicação (UFRGS), em que descreve suas aulas, entre 1978 e 1986. Entendem-se esses artefatos como testemunhos da cultura escolar, na perspectiva da singularidade das escritas ordinárias. Metodologicamente, analisaram-se as práticas desenvolvidas nas aulas de História, em suas dimensões, recorrências, relações com outros componentes curriculares e transformações ao longo dos anos. Cadernos como esses comumente são vistos como resíduos da escola, entretanto, conservam sua potência como documentos inscritos nos campos da História da Educação em suas interfaces com a História da Cultura Escrita.

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Biografia do Autor

Doris Bittencourt Almeida, Faculdade de Educação/UFRGS

Doutora em Educação, Professora de História da Educação da Faculdade de Educação e do PPGEDU/UFRGS

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Almeida, D. B. (2019). Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente: miradas para as aulas de história (colégio de aplicação/UFRGS – 1978 - 1986). Reflexão E Ação, 27(3), 57-71. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13523

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais