Trabalho e emancipação no marco do conceito de Educação Popular de Simón Rodríguez
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13607Palavras-chave:
Simón Rodríguez, Escola Popular, Método Lancaster, Igualdade, Emancipação.Resumo
O presente trabalho visa explorar as características emancipatórias e igualitárias da escola popular de Simón Rodríguez. Para alcançar o objetivo, dividiremos nosso trabalho em duas partes. Na primeira delas faremos uma apresentação histórica da popular escola de Rodríguez. Na segunda e última parte, tentaremos mostrar em que medida esta escola pode ser considerada como uma proposta emancipatória, em contraposição como o método de ensino mutuo, muito difundido em nosso continente despois das guerras da independência. Para fazer isso, vamos reler o conceito de alienação marxista e relacioná-lo com a escola de Chuquisaca. Com base em nossa leitura, pensamos que é possível apresentar a escola que Rodríguez cria na Bolívia como uma experiência sem precedentes, cujas consequências ainda podem ser sentidas hoje.Downloads
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