Marcas [brancas] do escravismo nas políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo

Autores

  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5522-2231

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Palavras-chave:

Branquitude, Escravismo, Direito à educação, Constituição Federal, Brasil.

Resumo

Este ensaio discorre acerca da construção do direito à educação no Brasil, evidenciando como a presença de pessoas [com pele branca] foram historicamente determinantes na elaboração das políticas de educação do Brasil contemporâneo. Para isso, analisa as Constituições Federais brasileiras (1824; 1891; 1934; 1937; 1946; 1967; 1988), em articulação com estudos sobre as especificidades sócio-históricas do país. Através dos materiais, explicita a presença da cor/raça [branca] na formulação das políticas de educação e aponta alguns dos possíveis efeitos dessa branquitude, no delineamento dos grupos raciais que acessaram a educação, enquanto direito, e como via de acesso ao poder.

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Biografia do Autor

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS, realizando período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2019). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013) teve experiência como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC (2006-2010), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011-2013) trabalhando em atividades de ensino, projetos de pesquisa e de extensão. Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional, no mesmo período. Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na área das Ciências Humanas, desde 2017. Revisor de Periódicos e Coorientador de alunas(os) de graduação. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica, principalmente, com atuação nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Direitos Sociais, Assistência Social e Educação, Drogas e Redução de Danos, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e dispositivos clínicos na Atenção Psicossocial. Participou da escrita de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, vários destes disponíveis on-line

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Ecker, D. D. (2019). Marcas [brancas] do escravismo nas políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo. Reflexão E Ação, 27(3), 160-174. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais