[White] marks of slavery in public policy education in contemporary Brazil

Authors

  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5522-2231

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Keywords:

Whiteness, Slavery, Right to education, Federal Constitution, Brazil.

Abstract

This essay discusses the construction of the right to education in Brazil, evidencing how the presence of people [with white skin] was historically determinant in the elaboration of education policies in contemporary Brazil. In order to do so, it analyzes the Brazilian Federal Constitutions (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1988) in articulation with studies on the socio-historical specificities of the country. Through the materials, it explains the presence of color/race [white] in the formulation of education policies and points out some of the possible effects of this whiteness: in the delineation of the racial groups that accessed education as a right, and as a way of access to power.

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Author Biography

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS, realizando período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2019). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013) teve experiência como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC (2006-2010), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011-2013) trabalhando em atividades de ensino, projetos de pesquisa e de extensão. Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional, no mesmo período. Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na área das Ciências Humanas, desde 2017. Revisor de Periódicos e Coorientador de alunas(os) de graduação. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica, principalmente, com atuação nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Direitos Sociais, Assistência Social e Educação, Drogas e Redução de Danos, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e dispositivos clínicos na Atenção Psicossocial. Participou da escrita de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, vários destes disponíveis on-line

Published

2019-09-03

How to Cite

Ecker, D. D. (2019). [White] marks of slavery in public policy education in contemporary Brazil. Reflexão E Ação, 27(3), 160-174. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Issue

Section

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais