Marcas [blancas] del esclavismo en las políticas públicas de educación en el Brasil contemporâneo

Autores/as

  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5522-2231

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Palabras clave:

Blancura, La Esclavitud, Derecho a la educación, Constituicion Federal, Brasil.

Resumen

Este ensayo discurre acerca de la construcción del derecho a la educación en Brasil, evidenciando cómo la presencia de personas [con piel blanca] fueron históricamente determinantes en la elaboración de las políticas de educación del Brasil contemporáneo. Para ello, analiza las Constituciones Federales brasileñas (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1988) en articulación con estudios sobre las especificidades socio históricas del país. A través de los materiales, explicó la presencia del color/raza [blanca] en la formulación de las políticas de educación y apunta algunos de los posibles efectos de esa branquitud: en el delineamiento de los grupos raciales que accedieron a la educación en cuanto derecho, y como vía de acceso al poder.

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Biografía del autor/a

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS, Brasil

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS/2016) com período sanduíche na Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2015). Doutorando em Psicologia Social e Institucional (bolsista CAPES) na UFRGS, realizando período sanduíche na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018-2019). Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013) teve experiência como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC (2006-2010), bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011-2013) trabalhando em atividades de ensino, projetos de pesquisa e de extensão. Filiado à ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2012-2013) trabalhou na Secretaria Administrativa, junto à Direção Nacional, no mesmo período. Editor-Executivo na Revista Eletrônica Científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na área das Ciências Humanas, desde 2017. Revisor de Periódicos e Coorientador de alunas(os) de graduação. Tem experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Institucional e Psicologia Clínica, principalmente, com atuação nos seguintes temas: Formação em Psicologia, Políticas Públicas, Direitos Sociais, Assistência Social e Educação, Drogas e Redução de Danos, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Gestão Autônoma da Medicação (GAM) e dispositivos clínicos na Atenção Psicossocial. Participou da escrita de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, vários destes disponíveis on-line

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Publicado

2019-09-03

Cómo citar

Ecker, D. D. (2019). Marcas [blancas] del esclavismo en las políticas públicas de educación en el Brasil contemporâneo. Reflexão E Ação, 27(3), 160-174. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623

Número

Sección

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais