Pedagogia da cura: formação e práticas cotidianas de Dona Dionéia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Palavras-chave:

Educação, Memória, Trajetória de vida.

Resumo

Este artigo analisa a formação de Odinéia dos Santos Barbosa como curadora evangélica da Comunidade quilombola de Abacatal - PA. Baseia-se nos pressupostos teóricos dos campos da Educação, e História Cultural. Trata-se de uma pesquisa do tempo presente, ocorrida entre o período de 2013-2015, do tipo etnográfico com abordagem qualitativa sob a metodologia da História Oral. As práticas educativas encontradas na formação de Dona Dionéia conformam uma educação pautada nos saberes da experiência que perpassam a sua trajetória de vida que a habilitou ao ofício de benzer, curar e educar pessoas, nos permitindo, com isso, pensar a educação em seu sentido alargado, e em uma pedagogia do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Barradas Sousa, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui Licenciatura em História com Especialização em Ensino de História do Brasil. É, também, especialista em Educação em Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência profissional na área da Educação e da Saúde. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, com ênfase em Processos Educativos Não Escolares em suas interfaces com a religiosidade, práticas e saberes tradicionais no tratamento de doenças. Interessa-se por temas ligados a questões epistemológicas, saberes e práticas educativas na Amazônia. Está sócio individual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e vinculado à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Tem experiência na área de gestão escolar e docência no ensino fundamental e no magistério das matérias pedagógicas. Pesquisadora vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Interessa-se pela pesquisa em História da Educação na Amazônia com ênfase nas práticas educativas não escolares e história da infância no período colonial, assentada no campo da História Cultural.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Sousa, M. B., & Buecke, J. E. O. (2019). Pedagogia da cura: formação e práticas cotidianas de Dona Dionéia. Reflexão E Ação, 27(3), 128-142. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais