Pedagogía de la cura: formación y prácticas cotidianas de Doña Dionéia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Palabras clave:

Educación, La memoria, Trayectoria de vida.

Resumen

Este artículo analiza la formacion de Odinéia de los Santos Barbosa, como curadora evangélica de la Comunidad quilombola de Abacatal - PA. Se basa en los presupuestos teóricos de los campos de la Educación, e Historia Cultural. Se trata de una investigación del tiempo presente, ocurrida entre el período de 2013-2015, del tipo etnográfico con abordaje cualitativo bajo la metodología de la Historia Oral. Las prácticas educativas encontradas en la formación de Doña Dionéia conforman una educación pautada en los saberes de la experiencia que atraviesan su trayectoria de vida que la habilitó al oficio de bendecir, curar y educar a las personas, permitiendo, con ello, pensar la educación en su sentido ampliado y en una pedagogía de lo cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Barradas Sousa, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui Licenciatura em História com Especialização em Ensino de História do Brasil. É, também, especialista em Educação em Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência profissional na área da Educação e da Saúde. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, com ênfase em Processos Educativos Não Escolares em suas interfaces com a religiosidade, práticas e saberes tradicionais no tratamento de doenças. Interessa-se por temas ligados a questões epistemológicas, saberes e práticas educativas na Amazônia. Está sócio individual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e vinculado à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Tem experiência na área de gestão escolar e docência no ensino fundamental e no magistério das matérias pedagógicas. Pesquisadora vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Interessa-se pela pesquisa em História da Educação na Amazônia com ênfase nas práticas educativas não escolares e história da infância no período colonial, assentada no campo da História Cultural.

##submission.downloads##

Publicado

2019-09-03

Cómo citar

Sousa, M. B., & Buecke, J. E. O. (2019). Pedagogía de la cura: formación y prácticas cotidianas de Doña Dionéia. Reflexão E Ação, 27(3), 128-142. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Número

Sección

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais