Pedagogy of healing: formation and daily practices of Dona Dionéia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Keywords:

Education, Memory, Life trajectory.

Abstract

This article analyzes the formation of Odinéia dos Santos Barbosa, as evangelical healer of the quilombola community of Abacatal - PA. It is based on the theoretical presuppositions of the fields of Education, and Cultural History. This is a present-day research, conducted between the period 2013-2015, of the ethnographic type with a qualitative approach under the Oral History methodology. The educational practices found in the formation of Dona Dionéia conform an education based on the knowledges of experience that permeate her life trajectory that enabled her to bless, heal and educate people, allowing us to think education in its broad sense, and in an everyday pedagogy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcio Barradas Sousa, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui Licenciatura em História com Especialização em Ensino de História do Brasil. É, também, especialista em Educação em Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência profissional na área da Educação e da Saúde. Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, com ênfase em Processos Educativos Não Escolares em suas interfaces com a religiosidade, práticas e saberes tradicionais no tratamento de doenças. Interessa-se por temas ligados a questões epistemológicas, saberes e práticas educativas na Amazônia. Está sócio individual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e vinculado à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Tem experiência na área de gestão escolar e docência no ensino fundamental e no magistério das matérias pedagógicas. Pesquisadora vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Interessa-se pela pesquisa em História da Educação na Amazônia com ênfase nas práticas educativas não escolares e história da infância no período colonial, assentada no campo da História Cultural.

Published

2019-09-03

How to Cite

Sousa, M. B., & Buecke, J. E. O. (2019). Pedagogy of healing: formation and daily practices of Dona Dionéia. Reflexão E Ação, 27(3), 128-142. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13637

Issue

Section

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais