Círculos de Cultura: história de uma prática de educação popular (déc. De 1950 – 1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13648

Palavras-chave:

Educação popular, Círculos de Cultura, História da Educação, Paulo Freire.

Resumo

O artigo aborda a proposta de educação popular organizada por Paulo Freire no Brasil no início da década de 1960, enfatizando sua historicidade e sua metodologia. Inicialmente explicitamos aspectos da educação no século XX, com ênfase à década de 1950 e início de 1960, indicando a emergência da educação popular. Em seguida, a proposta de prática educacional de Paulo Freire e sua concepção de educação são pensadas a partir das práticas com as quais o educador se envolvia e da realidade histórica e geográfica na qual estava inserido. Por meio da análise documental da imprensa, apresentamos os tensionamentos e disputas em torno da educação na época, entendidas como luta de representações.

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Biografia do Autor

Mariana Parise Brandalise Dalsotto, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação. Professora na Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Parise Brandalise Dalsotto, M., & Luchese, T. Ângela. (2019). Círculos de Cultura: história de uma prática de educação popular (déc. De 1950 – 1960). Reflexão E Ação, 27(3), 72-90. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13648

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais