Memória e Identidade docente: o professor primário em Portugal (1964 – 1974)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13655

Palavras-chave:

Identidade, Memória, Ensino Primário, Formação.

Resumo

A memória, além de contribuir para a reconstituição da experiência dos professores em sua formação e em sua vida profissional, constitui-se como um importante elemento de formação de professores. Buscamos estudar as memórias dos professores primários de Coimbra-PT para melhor compreensão da constituição de sua identidade no período de 1964 a 1974. Realizamos entrevistas a partir de um Guião semiestruturado com quatro docentes que passaram pelos cursos de formação de professores primários e atuaram nessa função. As pesquisas revelaram que os professores viveram um conflito entre as experiências do trabalho pedagógico e as normas estabelecidas pelo governo

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Biografia do Autor

Michelle Castro Lima, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

experiência na área de Educação, com ênfase em HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, memória, formação de professor, práticas e currículo.

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Atua principalmente na área de história da educação, infância e formação.

Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos

Professor no curso de Pedagogia, doutorando na Universidade de Coimbra atuando principalmente nas área de educação, formação e EJA.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Lima, M. C., Ferreira, A. G., & Amaral, M. A. F. do. (2019). Memória e Identidade docente: o professor primário em Portugal (1964 – 1974). Reflexão E Ação, 27(3), 40-56. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13655

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais