História da Educação e Jornais: em busca de uma infância plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13678

Palavras-chave:

História da Educação. Jornal. Infância. Brasil.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os estudos sobre História da Educação, produzidos nos programas de pós-graduação em Educação do Brasil, entre 2013 e 2018, que utilizaram os jornais publicados no país como fonte documental. A análise caminha em dois sentidos, conectados. Inicialmente, traçamos um panorama sobre o uso de jornais pelos pesquisadores; posteriormente, identificamos as infâncias descritas nas narrativas a partir do mencionado documento. Com esta análise pretendemos demonstrar que os jornais brasileiros, que estão disponíveis para a pesquisa em arquivos, bibliotecas e sites, podem contribuir para a ampliação do conhecimento da História da Educação.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Fávero Arend, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de História. Professora do Programa de Pós-graduação em História. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação.

Aline Fátima Lazarotto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professora do Curso de graduação em Pedagogia. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2020-08-28

Como Citar

Fávero Arend, S. M., & Lazarotto, A. F. (2020). História da Educação e Jornais: em busca de uma infância plural. Reflexão E Ação, 28(3), 214-230. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13678

Edição

Seção

Artigos do Fluxo