História da Educação e Jornais: em busca de uma infância plural
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13678Palavras-chave:
História da Educação. Jornal. Infância. Brasil.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os estudos sobre História da Educação, produzidos nos programas de pós-graduação em Educação do Brasil, entre 2013 e 2018, que utilizaram os jornais publicados no país como fonte documental. A análise caminha em dois sentidos, conectados. Inicialmente, traçamos um panorama sobre o uso de jornais pelos pesquisadores; posteriormente, identificamos as infâncias descritas nas narrativas a partir do mencionado documento. Com esta análise pretendemos demonstrar que os jornais brasileiros, que estão disponíveis para a pesquisa em arquivos, bibliotecas e sites, podem contribuir para a ampliação do conhecimento da História da Educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.