Enunciados sobre surdez em portais virtuais informativos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Palavras-chave:

Surdez, Discurso, Estudos Culturais, Mídia.

Resumo

O presente estudo objetivou problematizar marcas textuais da metanarrativa fonocêntrica que podem difundir e perpetuar sentidos colonialmente construídos sobre surdez nos discursos públicos nacionais. Utilizou-se o arcabouço teórico metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) para análise. Evidenciou-se que os sujeitos surdos não foram trazidos à superfície textual, pois houve negligência para o que os próprios surdos pensam ou dizem de si e ocorreu suavização do descaso cometido com tais sujeitos. O efeito de sentido produzido nessas manchetes revela que são os ouvintes que estão autorizados a narrar surdez e com isso evidencia a permanência da prática metanarrativa nos discursos sobre surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indiamaris Pereira, IFSC

Professora bilíngue, fluente em LIBRAS, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Curso atuando nos cursos :Superior de Pedagogia Bilíngue, Curso Técnico Subsequente em Tradução e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica -EPT- ; Ministra as interdisciplinas "Processos Históricos, Políticos e Culturais da Educação de Surdos" , "Fundamentos da Alfabetização e Letramento", "Práticas de Tradução", "Prática Docente na EPT"

Paulo Roberto Sehnem, Lupa Assessoria – LUPA

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e doutorado em Educação também pela UNIVALI (2015), com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha. É professor e palestrante na área de gestão educacional e empresarial e práticas e métodos de ensino. Atua como professor de pós-graduação no IPGEX - Instituto de Pós-graduação e Extensão, é Diretor Executivo da LUPA Assessoria e Treinamento e Presidente da APEEJ - Associação de Pesquisa e Extensão em Educação de Joinville.

George Saliba Manske, univali

Possuo graduação em Licenciatura em Educação Física (2001) e especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde (2003) pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS), e mestrado (2006) e doutorado (2014) em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da mesma instituição (FACED-PPGEDU-UFRGS). Atualmente sou professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade (UNIVALI). Tenho experiência nas áreas da Educação, da Educação Física e da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, culturas, biopolíticas, pedagogias culturais.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Pereira, I., Sehnem, P. R., & Manske, G. S. (2020). Enunciados sobre surdez em portais virtuais informativos brasileiros. Reflexão E Ação, 28(2), 21-43. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea