Statements about deafness in brazilian informative virtual portals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Keywords:

Deaf, Discourse, Cultural Studies, Media.

Abstract

The present study aimed to problematize textual marks of phonocentric metanarrative that can diffuse and perpetuate colonially constructed meanings about deafness in national public discourses. The methodological theoretical framework of Critical Discourse Analysis (CDA) was used. It was evident that the deaf subjects were not brought to the textual surface and neglect of what the deaf themselves think or say about themselves and softening the neglect committed with such subjects. The effect of meaning produced in these headlines reveals that it is the listeners who are allowed to narrate deafness and thus evidences the permanence of metanarrative practice in the deafness discourses.

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Author Biographies

Indiamaris Pereira, IFSC

Professora bilíngue, fluente em LIBRAS, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Curso atuando nos cursos :Superior de Pedagogia Bilíngue, Curso Técnico Subsequente em Tradução e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica -EPT- ; Ministra as interdisciplinas "Processos Históricos, Políticos e Culturais da Educação de Surdos" , "Fundamentos da Alfabetização e Letramento", "Práticas de Tradução", "Prática Docente na EPT"

Paulo Roberto Sehnem, Lupa Assessoria – LUPA

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e doutorado em Educação também pela UNIVALI (2015), com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha. É professor e palestrante na área de gestão educacional e empresarial e práticas e métodos de ensino. Atua como professor de pós-graduação no IPGEX - Instituto de Pós-graduação e Extensão, é Diretor Executivo da LUPA Assessoria e Treinamento e Presidente da APEEJ - Associação de Pesquisa e Extensão em Educação de Joinville.

George Saliba Manske, univali

Possuo graduação em Licenciatura em Educação Física (2001) e especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde (2003) pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS), e mestrado (2006) e doutorado (2014) em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da mesma instituição (FACED-PPGEDU-UFRGS). Atualmente sou professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade (UNIVALI). Tenho experiência nas áreas da Educação, da Educação Física e da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, culturas, biopolíticas, pedagogias culturais.

Published

2020-06-02

How to Cite

Pereira, I., Sehnem, P. R., & Manske, G. S. (2020). Statements about deafness in brazilian informative virtual portals. Reflexão E Ação, 28(2), 21-43. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Issue

Section

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea