Enunciados sobre sordera en portales virtuales informativos brasileños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Palabras clave:

Sordo, Discurso, Estudios culturales, Medios de Comunicación.

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo problematizar las marcas textuales de la metanarrativa fonocéntrica que pueden difundir y perpetuar los significados construidos colonialmente sobre la sordera en los discursos públicos nacionales. Se utilizó el marco teórico metodológico del Análisis Crítico del Discurso (ACD). Era evidente que los sujetos sordos no fueron llevados a la superficie textual y descuidaron lo que los sordos mismos piensan o dicen acerca de sí mismos y suavizaron el descuido cometido con tales sujetos. El efecto del significado producido en estos titulares revela que son los oyentes a quienes se les permite narrar la sordera y, por lo tanto, evidencia la permanencia de la práctica metanarrativa en los discursos de sordera.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Indiamaris Pereira, IFSC

Professora bilíngue, fluente em LIBRAS, do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Curso atuando nos cursos :Superior de Pedagogia Bilíngue, Curso Técnico Subsequente em Tradução e Especialização em Educação Profissional e Tecnológica -EPT- ; Ministra as interdisciplinas "Processos Históricos, Políticos e Culturais da Educação de Surdos" , "Fundamentos da Alfabetização e Letramento", "Práticas de Tradução", "Prática Docente na EPT"

Paulo Roberto Sehnem, Lupa Assessoria – LUPA

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e doutorado em Educação também pela UNIVALI (2015), com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca, Espanha. É professor e palestrante na área de gestão educacional e empresarial e práticas e métodos de ensino. Atua como professor de pós-graduação no IPGEX - Instituto de Pós-graduação e Extensão, é Diretor Executivo da LUPA Assessoria e Treinamento e Presidente da APEEJ - Associação de Pesquisa e Extensão em Educação de Joinville.

George Saliba Manske, univali

Possuo graduação em Licenciatura em Educação Física (2001) e especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde (2003) pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS), e mestrado (2006) e doutorado (2014) em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da mesma instituição (FACED-PPGEDU-UFRGS). Atualmente sou professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade (UNIVALI). Tenho experiência nas áreas da Educação, da Educação Física e da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, culturas, biopolíticas, pedagogias culturais.

##submission.downloads##

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Pereira, I., Sehnem, P. R., & Manske, G. S. (2020). Enunciados sobre sordera en portales virtuales informativos brasileños. Reflexão E Ação, 28(2), 21-43. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14040

Número

Sección

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea