Promoção de estratégias de aprendizagem no Ensino Superior: desafios para aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046

Palavras-chave:

Estratégias autoprejudiciais, Autorregulação da aprendizagem, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada e Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutora e Doutora em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq 2 (310075/2017-3), coordenadora do GEPAAR- Grupo de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos em Educação.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Avila, L. T. G., & Bragagnolo Frison, L. M. (2022). Promoção de estratégias de aprendizagem no Ensino Superior: desafios para aprender. Reflexão E Ação, 30(2), 84-98. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046

Edição

Seção

Artigos do Fluxo