Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14189

Palavras-chave:

Currículo, Artefatos culturais, Produção de sujeitos.

Resumo

Este artigo aborda a música como artefato cultural que interessa ao campo educacional diante das disputas pelo privilégio sobre a educação das pessoas e de suas “vontades de sujeito”. Retoma e amplia resultados de pesquisa sobre o currículo de um estilo musical para ilustrar como um artefato cultural aparentemente inócuo pode ser investigado e significado como máquina de ensinar. Sugere contribuições metodológicas a quem se lança à tarefa de investigar artefatos culturais segundo o referencial teórico pós-crítico. Conclui que é urgente explicitar as artimanhas que tornam currículos de artefatos culturais tão eficazes em suas capacidades de recrutar, produzir e regular sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlécio Maknamara, UFAL

Pós-Doutor pela La Trobe University (Austrália). Doutor em Educação pela UFMG. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UFRN. Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq e Membro Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas/CNPq.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Maknamara, M. (2020). Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão E Ação, 28(2), 58-72. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14189

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea