Educação, Teatro e Invenção: ensaio para uma Pós-Dramaturgia do encontro na aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14230

Palavras-chave:

Escola, Teatro, Criação, Drama, Pós-dramático.

Resumo

O presente estudo investiga de que formas a criação teatral movimenta processos de invenção e resistência à mecanização das práticas na educação escolarizada. Tem por objetivo pesquisar modos de atuação do teatro junto a alunos do sexto ano do ensino básico e toma como cenário uma escola do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A concepção de plano de composição de Deleuze e Guattari, consoante a considerações de outros pensadores contemporâneos, é evocada com o intuito de discutir, bem como explorar modos de ser e estar na escola. Para isso, a pesquisa busca referência no conceito de pósdramático de Lehmann, tratando-o como operador na invenção da metodologia, denominada pós-dramaturgia do encontro. Conclui, assim, que as experimentações propostas indicam caminhos possíveis de atuação do teatro como prática de criação coletiva no contexto pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Rahde Fernandes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Professora de Arte na Prefeitura Municipal de Xangri-Lá/RS.

Eduardo Guedes Pacheco, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Doutor em Filosofias da Diferença e da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Titular da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Fernandes, F. R., & Pacheco, E. G. (2020). Educação, Teatro e Invenção: ensaio para uma Pós-Dramaturgia do encontro na aula. Reflexão E Ação, 28(2), 73-88. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14230

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea