Educação, Teatro e Invenção: ensaio para uma Pós-Dramaturgia do encontro na aula
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14230Palavras-chave:
Escola, Teatro, Criação, Drama, Pós-dramático.Resumo
O presente estudo investiga de que formas a criação teatral movimenta processos de invenção e resistência à mecanização das práticas na educação escolarizada. Tem por objetivo pesquisar modos de atuação do teatro junto a alunos do sexto ano do ensino básico e toma como cenário uma escola do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A concepção de plano de composição de Deleuze e Guattari, consoante a considerações de outros pensadores contemporâneos, é evocada com o intuito de discutir, bem como explorar modos de ser e estar na escola. Para isso, a pesquisa busca referência no conceito de pósdramático de Lehmann, tratando-o como operador na invenção da metodologia, denominada pós-dramaturgia do encontro. Conclui, assim, que as experimentações propostas indicam caminhos possíveis de atuação do teatro como prática de criação coletiva no contexto pesquisado.Downloads
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