Deslocamentos, invenção e formação outra - em companhia de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14278

Palavras-chave:

Deslocamentos. Formação inventiva de professores. Pesquisa-intervenção. Michel Foucault.

Resumo

O artigo expõe análises de pesquisas-intervenção realizadas com formação de professores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cartografa movimentos que nos desprendem dos exercícios de poder, servindo de reveladores para transformações do sujeito. Lança mão de três dispositivos: as linhas tecidas no dispositivo aula, recorrendo ao curso A Hermenêutica do Sujeito e à noção de arqueologia; as linhas que se delineiam na atualidade mediante entrevistas de Foucault e escritos de seus intercessores; e as estratégias singulares de formação que privilegiam práticas ético-políticas regulares e trabalhos dotados de continuidade, embora sem efeitos de coerção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ; Procientista/UERJ e Jovem Cientista FAPERJ

Heliana de Barros Conde Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Psicologia

Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, Procientista UERJ

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Dias, R. de O., & Rodrigues, H. de B. C. (2020). Deslocamentos, invenção e formação outra - em companhia de Foucault. Reflexão E Ação, 28(3), 166-180. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.14278

Edição

Seção

Artigos do Fluxo