Aprendizagem Escolar no Ciberespaço: controvérsias reveladas por alunos(as) do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283Palavras-chave:
Ciberespaço, Teoria Ator-Rede, Aprendizagem escolar, Aluno, Leitor imersivo, Leitor ubíquo.Resumo
Este artigo analisa as controvérsias reveladas, pelos alunos do Ensino Fundamental, nas associações de aprendizagens escolares que realizam no ciberespaço. É fundamentado na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e nos estudos de Lúcia Santaella, sobre os sujeitos leitores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, e os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal. A análise dos resultados foi realizada a partir das controvérsias reveladas pelos alunos identificados como imersivos e/ou ubíquos. Os resultados revelam que os alunos gostariam de ser mais “ouvidos” nos espaços escolares, e se sentirem protagonistas de seus processos de ensino e aprendizagem.Downloads
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