School learning in ciberespaço: controversies revealed by students of fundamental teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283

Keywords:

Cyberspace, Actor-Network theory, School learning, Student, Immersive reader, Omnipresence reader.

Abstract

This article analyses the disputes revealed, by students from Junior High School associated with their learning through cyberspace. This article is based on Bruno Latour's Actor-Network Theory and Lúcia Santaella's studies on reader subjects. The methodology used was a qualitative case study, and the data was collected through the focus group technique. The analysis of the results is based on the disputed revealed by the students identified as immersive and / or omnipresence. The main results reveal that students would like to be more “heard” in school spaces, in order to be acknowledge during their learning processes.

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Author Biographies

Diane Schlieck, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2002), Especialização em Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/SC (2018), sob a orientação da Professora Doutora Martha Kaschny Borges, na Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Educaciber. Em 2005, tornou-se Professora do 2º ano da Escola dos Sonhos, rede provada de Florianópolis. No ano de 2009, efetivou-se na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis como Auxiliar de Ensino, onde coordenou a Sala Informatizada, da ED Jurerê, por dois anos. Em 2011, efetivou-se novamente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, como Professora de Ensino de Tecnologia Educacional, na EBM Intendente Aricomedes da Silva, onde trabalha até hoje. Ganhou o Prêmio "Professor Nota 10", em 2013 e 2015.

Martha Kaschny Borges, Universidade do estado de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Foi professora convidada da Università dgli Study di Firenze. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital.

Published

2021-01-05

How to Cite

Schlieck, D., & Borges, M. K. (2021). School learning in ciberespaço: controversies revealed by students of fundamental teaching. Reflexão E Ação, 29(1), 20-33. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283

Issue

Section

Artigos do Fluxo