Aprendizaje escolar en el ciberespaço: controversias reveladas por alumnos/as de la enseñanza fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283

Palabras clave:

Cyber-espacio, Teoría Actor-Red, Aprendizaje escolar, Estudiante, Lector inmerso, Lector ubicuo.

Resumen

Este artículo analiza las controversias reveladas, por los alumnos de la Educación Fundamental, en las asociaciones de los aprendizajes escolares que realizan en el cyber-espacio. Este artículo esta fundamentado en la Teoría del Actor-Red de Bruno Latour, y en los estudios de Lúcia Santaella, sobre los sujetos lectores. La metodología utilizada fue un estudio de caso cualitativo, y los datos fueron colectados por medio de la técnica de grupo focal. El análisis de los resultados fue realizado a partir de las controversias reveladas por los alumnos identificados como inmersos y/o ubicuo. Los resultados revelan que a los alumnos les gustaría ser más escuchados en los espacios escolares, y sentirse protagonistas de sus procesos de enseñanza y aprendizaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diane Schlieck, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2002), Especialização em Tecnologias em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina/SC (2018), sob a orientação da Professora Doutora Martha Kaschny Borges, na Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, no Grupo de Pesquisa Educaciber. Em 2005, tornou-se Professora do 2º ano da Escola dos Sonhos, rede provada de Florianópolis. No ano de 2009, efetivou-se na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis como Auxiliar de Ensino, onde coordenou a Sala Informatizada, da ED Jurerê, por dois anos. Em 2011, efetivou-se novamente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, como Professora de Ensino de Tecnologia Educacional, na EBM Intendente Aricomedes da Silva, onde trabalha até hoje. Ganhou o Prêmio "Professor Nota 10", em 2013 e 2015.

Martha Kaschny Borges, Universidade do estado de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Foi professora convidada da Università dgli Study di Firenze. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital.

Publicado

2021-01-05

Cómo citar

Schlieck, D., & Borges, M. K. (2021). Aprendizaje escolar en el ciberespaço: controversias reveladas por alumnos/as de la enseñanza fundamental. Reflexão E Ação, 29(1), 20-33. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14283

Número

Sección

Artigos do Fluxo