APROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14302

Palavras-chave:

Apropriação, Imagem fílmica, Educação, Criação de docências.

Resumo

Este artigo buscou experimentar diferentes fluxos de pensamentos em relação à docência, a partir de dois movimentos que se entrecruzaram: o primeiro referente às materialidades (escritas e imagens) produzidas em uma experiência educativa, no processo de apropriação de três imagens fílmicas que não propriamente diziam de docência e educação; e o segundo relativo à ação de apropriação empreendida na escrita desse artigo quando em contato com essas materialidades. A perspectiva cartográfica de investigação impeliu as autoras a investir em linhas transversais traçadas junto a problemática: como movimentos de apropriação podem conferir à docência e a educação outras possibilidades de existência?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa LP4 – Educação e Artes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) com bolsa PNPD/CAPES. Doutora e Mestre em Educação pela mesma instituição e Programa de Pós-Graduação. Graduada em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado (UFSM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Cardonetti, V. K., Garlet, F. R., & Oliveira, M. O. de. (2021). APROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências. Reflexão E Ação, 29(1), 133-150. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14302

Edição

Seção

Artigos do Fluxo