Para uma criação (em) comum: perspetiva socio-construtivista para a criação coreográfica em contextos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14304

Palavras-chave:

Educação Artística, Dança, Colaboração, Métodos e processos coreográficos.

Resumo

O presente texto coloca em diálogo os processos de ensino-aprendizagem com os processos de criação coregráfica em contextos educativos. No quadro teórico, estabeleceu-se um diálogo entre aspetos construtivistas da educação enunciados por Bruner e Vygotsky com o espetro didático-democrático proposto por Butterworth no campo da criação coreográfica. Importa entender como a Cultura faz parte da Educação e como a Colaboração pode ser um aspeto fundamental na criação artística em contexto educativo. Neste processo de equilíbrio, surgem duas forças personificadas pelos agentes professor-aluno e coreógrafo-intérprete. E é, na multiplicidade das suas formas e composições, que reside o núcleo deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Cid Neto, Istituto de Educação de Lisboa

Ângelo Cid Neto integrou, como bailarino, a Amálgama Companhia de Dança. Participou como intérprete em trabalhos de Willi Dorner, Marina Frangioia, Tiago Guedes, David Zambrano, João Fernandes entre outros. Integrou diversos festivais como performer e criador: Bienal de Veneza, Materiais Diversos, Metadança, Resolution!m e Wbmotion. Colabora regularmente no projeto Compota – improvisação multidisciplinar com Paula Pinto e integra o SAP Lab (Science Art and Philosophy). Desenvolve um trabalho de criação artística dentro e fora dos contextos educativos com especial ênfase nas áreas transdisciplinares. É licenciado em Bioquímica (FCUL) e Dança (ESD), mestre em Artes Cénicas (FCSH) e Ensino de Dança (ESD). É doutorando em Educação Artística (IE&FBAUL) na área da criação coreográfica em contextos educativos. É professor no ensino artístico especializado nas áreas de técnica de dança contemporânea e criação coreográfica.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Neto, A. C. (2021). Para uma criação (em) comum: perspetiva socio-construtivista para a criação coreográfica em contextos educativos. Reflexão E Ação, 29(1), 151-168. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14304

Edição

Seção

Artigos do Fluxo