Quando o cotidiano interroga o currículo: outros modos de pensar a docência na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, Cotidiano.

Resumo

Esse estudo é parte de uma pesquisa-ação desenvolvida a nível de mestrado acadêmico cujo objetivo principal foi investigar desafios e possibilidades que atravessam os movimentos de (re)invenção curricular em uma escola de Educação Infantil. Após a organização dos dados com o software Atlas.ti, na análise textual discursiva emergiram discussões com enfoque crítico, levantando questões como a desnaturalização de concepções de criança, infâncias, além dos enfoques atribuídos a espaçostempos e materialidades em creches e pré-escolas. Foram articuladas ainda questões relacionadas à autonomia pedagógica e aos processos de autoria crítica enquanto possibilidades para o reposicionamento docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rorato, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha - Bagé/RS (URCAMP - 2011), pós-graduada em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - 2015) e em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL - 2017). Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de Bagé desde 2011, nos anos de 2012/2013 integrou o Setor de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação/SMED. Desde então atua como supervisora na Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares. Possui experiência na área da Educação Infantil e tem interesse especial pelas temáticas Infâncias, Currículo e Formação de Professores. É mestre pelo PPGMAE - Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Bagé/RS) e membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI)

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação -Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015. Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Coordenadora do curso de especialização lato sensu Neurociência aplicada à Educação (UNIPAMPA/Campus Uruguaiana). Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Rorato, A., & Mello, E. M. B. (2020). Quando o cotidiano interroga o currículo: outros modos de pensar a docência na Educação Infantil. Reflexão E Ação, 28(2), 147-164. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea