When daily question curriculum: other ways to think of education in Childhood Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Keywords:

Early Childhood Education, Curriculum, Daily.

Abstract

This study is part of an action research developed at the academic masters level whose main objective was to investigate challenges and possibilities that cross the movements of (re)invention of the curriculum in a preschool. After data organization with Atlas.ti software, in the discursive textual analysis critically focused discussions emerged, raising issues such as the denaturalization of child conceptions, childhoods, as well as the approaches attributed to space-time and materialities in daycare centers and preschools. Questions related to pedagogical autonomy and critical authorship processes were also articulated as possibilities for teacher repositioning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Rorato, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha - Bagé/RS (URCAMP - 2011), pós-graduada em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - 2015) e em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL - 2017). Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de Bagé desde 2011, nos anos de 2012/2013 integrou o Setor de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação/SMED. Desde então atua como supervisora na Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares. Possui experiência na área da Educação Infantil e tem interesse especial pelas temáticas Infâncias, Currículo e Formação de Professores. É mestre pelo PPGMAE - Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Bagé/RS) e membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI)

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação -Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015. Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Coordenadora do curso de especialização lato sensu Neurociência aplicada à Educação (UNIPAMPA/Campus Uruguaiana). Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

Published

2020-06-02

How to Cite

Rorato, A., & Mello, E. M. B. (2020). When daily question curriculum: other ways to think of education in Childhood Education. Reflexão E Ação, 28(2), 147-164. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Issue

Section

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea