Cuando el currículo de preguntas diarias: otras maneras de pensar en la educación en la Educación Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Palabras clave:

Educación de la primera infancia, Plan de estúdios, La vida cotidiana.

Resumen

Este estudio es parte de una investigación de acción desarrollada a nivel de maestría académica cuyo objetivo principal era investigar los desafíos y las posibilidades que atraviesan los movimientos curriculares de (re) invención en una escuela de la primera infancia. Después de organizar los datos con el software Atlas.ti, en el análisis textual discursivo, surgieron discusiones con un enfoque crítico, planteando cuestiones como la desnaturalización de las concepciones de los niños, la infancia, además de los enfoques atribuidos al espacio-tiempo y las materialidades en guarderías y centros preescolares. Las cuestiones relacionadas con la autonomía pedagógica y los procesos de autoría crítica también se articularon como posibilidades para el reposicionamiento del maestro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Rorato, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha - Bagé/RS (URCAMP - 2011), pós-graduada em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - 2015) e em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL - 2017). Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de Bagé desde 2011, nos anos de 2012/2013 integrou o Setor de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação/SMED. Desde então atua como supervisora na Escola Municipal de Educação Infantil Zezé Tavares. Possui experiência na área da Educação Infantil e tem interesse especial pelas temáticas Infâncias, Currículo e Formação de Professores. É mestre pelo PPGMAE - Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Bagé/RS) e membro do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI)

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1985); especialização em Leitura (UNICRUZ, 1990); especialização em Educação -Supervisão Escolar (UNIJUÍ, 1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015. Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Coordenadora do curso de especialização lato sensu Neurociência aplicada à Educação (UNIPAMPA/Campus Uruguaiana). Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

##submission.downloads##

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Rorato, A., & Mello, E. M. B. (2020). Cuando el currículo de preguntas diarias: otras maneras de pensar en la educación en la Educación Infantil. Reflexão E Ação, 28(2), 147-164. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14412

Número

Sección

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea