OS SENTIDOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DESLOCAMENTOS A PARTIR DAS NARRATIVAS DE JOVENS ALUNOS E ALUNAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14425

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Juventudes, Escola contemporânea.

Resumo

A ordem escolar que aprendemos a defender nos espaços e tempos escolares parece estar ruindo. Nesse sentido, questionamos: que sentidos os jovens atribuem à escola? O objetivo desse artigo é articular reflexões teórico-metodológicas do campo dos Estudos Culturais com duas pesquisas que se propuseram a realizar alguns deslocamentos nos modos de fazer pesquisa. Nestas pesquisas a escola é narrada pelos jovens alunos e alunas do Ensino Médio. Os estudos foram profícuos para pensar as práticas escolares e considerar que as tensões e as negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros sentidos para a escola contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Cristine Basso Soares Severo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do curso de Mestrado Profissional em Educação da UERGS, coordenadora do projeto de pesquisa Juventudes e espaços educativos contemporâneos. O projeto está vinculado ao grupo de estudo e pesquisa em educação integral e currículo: dispositivos e configurações dos tempos e espaços escolares – GPEIC (registrado no CNPQ) – Área das Ciências Humanas – educação. E-mail: rita-severo@uergs.edu.br

Franciele Thais Scheuer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagoga (UERGS). Especialista em Alfabetização e Letramento (UNINTER). Mestra em Educação (PPGED/UERGS). Bolsista do projeto de pesquisa Juventudes e espaços educativos contemporâneos.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Basso Soares Severo, R. C., & Scheuer, F. T. (2021). OS SENTIDOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DESLOCAMENTOS A PARTIR DAS NARRATIVAS DE JOVENS ALUNOS E ALUNAS. Reflexão E Ação, 29(2), 192-206. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14425