Concepções freirianas para a educação na contemporaneidade: desafios emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14743

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Desafios contemporâneos.

Resumo

O artigo analisa as contribuições da pedagogia freiriana para compreensão de desafios atuais da área da educação, tais como: educação emancipatória; formação humana; formação docente e organização curricular na escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de algumas obras de Paulo Freire. Assim, a partir da análise realizada, apresenta-nos alguns princípios de resistência ante os desafios educacionais contemporâneos: i) o diálogo como via de uma educação emancipadora e humanizadora; e ii) a própria educação escolar objetivando a conscientização de homens e mulheres, por meio de práticas pedagógicas embasadas na cooperação e a comunhão entre os sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutoranda em Educação pela Unoesc, Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco), graduada em Psicologia pela Unochapeco.

Fernanda dos Santos Paulo, Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Doutora em Educação Pela UNISINOS, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Especialista em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais pelo Brava Gente e Instituto IVOTI. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista/IPA

Maria Teresa Ceron Trevisol, Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pedagoga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Tessaro, M., Paulo, F. dos S., & Ceron Trevisol, M. T. (2021). Concepções freirianas para a educação na contemporaneidade: desafios emergentes. Reflexão E Ação, 29(1), 202-217. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14743

Edição

Seção

Artigos do Fluxo