Ciclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14773

Palavras-chave:

Escola Itinerante, Ciclos de Formação, Tempos Educativos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Proposta Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná, escolas públicas de Educação Infantil, Educação Fundamental e Médio, que funcionam em acampamento de famílias sem terra. Essas escolas são gestadas e orientadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que tem uma proposta educativa que intenciona a formação integral do ser humano, se fundamenta na educação popular, na pedagogia socialista e na pedagogia do movimento. Enquanto procedimento metodológico, utiliza-se o estudo de caso, pesquisa de campo e documental, pelo qual evidencia a práxis de outra forma escolar em articulação com a vida, trabalho e auto-organização dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Santos Mariano, Doutorando em Educação Faculdade de Educação UNICAMP

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e membro do HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil) Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná(2016), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná(2015) e em Ensino de Ciências Humanas e Sociais em Escolas do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina(2011), graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008).

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena-Hab pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Mariano, A. S., & Gehrke, M. (2021). Ciclos, tempos e espaços educativos na proposta pedagógica das Escolas Itinerantes do MST. Reflexão E Ação, 29(1), 98-113. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14773

Edição

Seção

Artigos do Fluxo