Abordagens epistemológicas da diversidade e sujeitos representados em pesquisas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.15401

Palavras-chave:

Abordagem epistemológica, Currículo, Diversidade, Levantamento bibliográfico.

Resumo

O artigo apresenta a análise de artigos publicados em 20 periódicos para responder: quais linhas epistemológicas sustêm debates sobre diversidade na educação e quais sujeitos da diversidade são representados? Com isso, objetivou-se mapear linhas epistemológicas sobre pesquisas educacionais que mobilizaram o conceito de ‘diversidade’ e ‘sujeitos da diversidade’. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo. Concluiu-se que predominam as teorias pós-críticas nas investigações entre educação e diversidade. A maioria dos artigos discute formas de combater as violências e exclusões, mas a diversidade é pouco problematizada como produção identitária que produz efeitos de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarildo Inácio dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGED-UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Licenciado em Música pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e licenciando em Pedagogia (2019 - 2023). É integrante do Grupo de Pesquisa: GPEC - Políticas de Educação na Contemporaneidade (FURB). Foi bolsista ID do PIBID Subprojeto Gestão Escolar Democrática (2014-2016). Foi professor de Artes/Música nas Redes Estadual de Ensino de Santa Catarina e Redes Municipais de Ensino de Blumenau-SC e Brusque-SC. Tem publicações nas áreas de educação musical em interface com a diversidade étnica e gestão escolar democrática, bem como, em periódicos com qualis e eventos científicos nas áreas de educação e estudos curriculares. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas escola, currículo, educação, diferenças e produção de subjetividades em interface com campos conceituais oriundos oriundos do pós-estruturalismo, pós e de/s/colonialidade e estudos subalternos.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

dos Santos, A. I. (2021). Abordagens epistemológicas da diversidade e sujeitos representados em pesquisas educacionais. Reflexão E Ação, 29(1), 34-49. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.15401

Edição

Seção

Artigos do Fluxo