PARA ALÉM DOS MANUAIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Currículo, Ensino Superior.

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Scorsolini-Comin, F. (2021). PARA ALÉM DOS MANUAIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Reflexão E Ação, 29(2), 147-159. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408