A educação freiriana pelas lentes do anticolonialismo e dos estudos pós-coloniais e decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15786

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica Freiriana, Crítica Pós-Colonial e Decolonial, Pedagogia Decolonial

Resumo

Este texto argumenta em favor da perspectiva de educação proposta por Paulo Freire e sugere que suas obras sejam revisitadas pelo prisma da crítica pós-colonial e decolonial, tendo como horizonte a ideia de emancipação humana, alicerçada em projetos coletivos de transformação da realidade no âmbito da justiça social. Para tanto, busca realizar uma aproximação entre a perspectiva teórica freiriana e a crítica pós-colonial e decolonial a partir da ênfase da Educação Libertária e da proposta de uma Pedagogia [des]decolonial. Trata-se de um estudo de caráter teórico, no qual adotamos como lastro conceitual a pedagogia crítica de Freire.

 

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Biografia do Autor

Kátia Luzia Soares Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutoranda em História pela Universidade de Brasília. Mestre em História pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em História pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Sustentabilidade, Educação e Tecnologia, cadastrado no CNPq. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Gracy Kelly Andrade Pignata Oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais, cadastrado no CNPq. Pedagoga da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Oliveira, K. L. S., & Oliveira, G. K. A. P. (2022). A educação freiriana pelas lentes do anticolonialismo e dos estudos pós-coloniais e decoloniais. Reflexão E Ação, 30(1), 57-68. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15786

Edição

Seção

Artigos do Fluxo